sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Um dia juntaremos os setores do Queijo Serra da Estrela e do Vinho do Dão...CYN.DÃO

....e um principio poderá ser o CYN.DÃO, que será apresentado no Congresso das Escolas Agrárias dos Institutos Politécnicos em Novembro.

O cardo pode ser considerado um recurso endógeno nas zonas coincidentes das regiões demarcadas do Queijo Serra da Estrela e do vinho do Dão pela necessidade obrigatória da utilização da sua flor na produção do Queijo Serra da Estrela DOP. Em Portugal, o cultivo do cardo é praticamente inexistente, embora apresente um enorme potencial de crescimento pela multifuncionalidade e versatilidade da planta. Esta característica pode perspetivar uma valorização da biomassa vegetal produzida que se traduza numa mais-valia através da aplicação na proteção da cultura do vinho do Dão, entre outras.
Numa lógica de valorização da matéria-prima oriunda deste ensaio, as uvas serão usadas para dois destinos distintos, designadamente para a produção de vinho da casta `Touriga Nacional´ e para a produção de passas, com o apoio da Ervital, a incorporar em bombons Touriga-Nacional essencialmente produzidos para exportação pela reputada chocolateria Delícia. 






Agradecimentos: Os autores agradecem às instituições APPACDM-Viseu e à Casa da Insua pela cedência dos talhões de vinha para a realização dos ensaios e à chocolateria Delícia (Viseu).

Sem comentários:

Enviar um comentário