segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A importância de conhecermos a estrutura, anatomia e morfologia de sementes maduras...

pode ajudar-nos a explicar muitas das observações que realizamos em relação à biodiversidade na testa das sementes...do cardo, por exemplo!

Características estruturais de sementes mais gerais:

As sementes são as unidades de dispersão e propagação das Espermatófitas (plantas com sementes): Gimnospérmicas (coníferas e grupos relacionados) e Angiospérmicas (plantas com flores).
Várias questões relacionadas com a semente diferem entre gimnospérmicas (750 espécies) e angiospérmicas (250000 espécies).

As sementes são óvulos fertilizados e maduros. Os óvulos são estruturas de plantas de sementes que contêm o gametófito feminino com o óvulo, sendo todos rodeados pelo nucelo e 1-2 integumentos. Nas angiospérmicas, a dupla fertilização resulta na formação do embrião diploide (2n) e do endosperma triploide (3n).

Embrião: Esporófilo jovem, dipóide (2n), resultado da fertilização. O embrião maduro consiste em cotiledones (folhas de sementes), hipocótilo (eixo embrionário semelhante a um caule abaixo dos cotilédones), radícula (raiz embrionária).

Endosperma: tecido de armazenamento de alimentos, triploide (3n), resultado de fertilização dupla, 2/3 do genoma é de origem materna.

Testa (casca da semente): camada protetora externa da semente, desenvolvida a partir dos tegumentos do óvulo, tecido diploide materno.

Os frutos são ovários maduros e amadurecidos contendo sementes. O pericarpo ("casca de fruta") é tecido diploide materno.

Perisperma: o tecido diplóide de armazenamento de alimentos maternos é originário do nucelo.

Sementes endospermáticas: o endosperma está presente na semente madura e serve como órgão de armazenamento de alimentos. Testa e endosperma são as duas camadas de cobertura do embrião. A quantidade de endosperma em sementes maduras é altamente dependente de espécies e varia de uma camada de endosperma abundante (Nicotiana tabaccum) a uma única camada (Arabidopsis thaliana).

Sementes não endospermáticas: os cotiledones servem como únicos órgãos de armazenamento de alimentos, como no caso da ervilha (Pisum sativum). Durante o desenvolvimento embrionário, os cotilédones absorvem as reservas de alimentos do endosperma. O endosperma é quase degradado na semente madura e o embrião é fechado pela testa.

http://www.seedbiology.de/structure.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário