segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A(o)s filha(o)s são o... nosso motivo de orgulho....

...a Rita teve a fortuna de ter sido convidada para fazer um artigo de opinião que foi publicado na revista Viver Saudável da Associação Portuguesa de Nutrição, na comemoração dos 41 anos de nutrição em Portugal. Considero que a Rita correspondeu às expectativas com um artigo que reflete o pensamento dela para o futuro. Não apenas do ponto de vista do conceito teórico mas também na prática do fazer e realizar. Votos de grande sucesso para as "Manas Nutri".


https://www.facebook.com/RevistaVS/videos/vb.1487972734844442/1771593149815731/?type=2&theater




Nutrir o futuro de Princípio(s)

Como aluna recém-entrada na licenciatura em Ciências da Nutrição da FCNAUP e, ao ingressar naquela que é a área que pretendo seguir como futuro profissional surgiu o desafio de escrever um artigo de opinião apelando à forma como perspetivo a nutrição e os padrões alimentares, enquanto futura representante da nova geração de nutricionistas.
Começo por dizer que a Nutrição foi, naturalmente, a primeira escolha na universidade e que espero vir a “alimentar” como profissão. Entendo-a como uma forma de vida que tenho vindo a desenvolver desde que aprendi a definir os meus hábitos alimentares, de saúde e bem-estar, e que, tentarei aprimorar e conhecer mais a fundo, com método e rigor científico, mas igualmente com criatividade e prazer, para melhor a poder usufruir e transmitir aos demais. O fascínio que desenvolvi nesta área baseia-se na consciencialização do papel que esta desempenha na regulação de todas as nossas funções vitais e pelo facto de constituir a forma mais natural de promover a saúde. Assim, defendo a Nutrição como uma forma de, para além de saciarmos as nossas necessidades básicas de vida, apostarmos simultaneamente na prevenção e promoção da saúde, sem abdicarmos dos nossos prazeres e estímulos sensoriais num ato de cultura e sociabilização. Na prática, prevenir mais do que remediar!
O campo da nutrição é vasto e representa uma profissão de futuro no presente, com raízes que remontam ao tempo de Hipócrates, assumindo-se como um domínio extraordinariamente complexo e abrangente pela amplitude das interações que estabelece com as mais variadas áreas do saber. Por isso, vai “beber” informação às mais diversas fontes do conhecimento cumprindo a máxima de “mente sã em corpo são”.
A relação direta da nutrição com a área da saúde fomenta de forma determinante o seu crescimento também por questões de sustentabilidade económica das sociedades de futuro, cujos recursos para a cura não são ilimitados e a aposta na prevenção será uma garantia de maior sucesso. Também as novas formas de produção agroalimentar cada vez mais qualificadas e ambientalmente sustentáveis, que privilegiem a diversidade dos nossos recursos endógenos e a aposta na sazonalidade alimentar são opções que permitem estimular a cadeia curta de consumo de crucial importância para a natural valorização e aumento da qualidade do alimento.
As áreas do conhecimento relacionadas diretamente com a saúde individual e coletiva e a forma como determinados nutrientes e moléculas interagem nas células dos organismos são uma realidade cada vez mais personalizada através do estabelecimento de uma estreita relação entre a nutrição, a genómica e outros domínios ómicos.
Acredito que ser-se Nutricionista é uma das mais desafiantes profissões para a qual todos nos olham como um modelo a seguir e à semelhança da mulher de César “não basta sermos, temos que parecer”. Face à atual abundância das mais diversas modas e teorias não fundamentadas, o nosso maior desafio é o de aconselhar o que é credível com base no rigor do conhecimento científico. Assim, é de extrema importância diferenciarmo-nos pela nossa presença e, mais do que estarmos na moda, temos que definir as tendências de futuro.
Tendo em conta a realidade presente acredito que novas áreas de atuação irão emergir no futuro, nomeadamente no estabelecimento de colaborações e sinergias da nutrição com diversas áreas, onde destaco as neurociências, a nutrigenómica, a interactómica, a psicologia, o marketing, o design e a gastronomia.
Deste modo, o meu objetivo enquanto futura nutricionista incide na necessidade de desenvolver padrões alimentares cada vez mais personalizados que se adequem ao indivíduo e às circunstâncias da sua história de vida, incutindo estímulos e dinâmicas pela aliança entre as várias áreas emergentes da nutrição, em adequação com as tendências da sociedade moderna e com a preservação e salvaguarda da sustentabilidade e consciência económica, social e ambiental.


Rita Barracosa

1 comentário: