segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

X-DUETS um projeto em Curso....Entrar com o pé direito...

Está a chegar o dia que os meus AMIGOS terão o prazer de receber em casa um exemplar numerado do X-DUETS, com duetos de queijos de diversas origens em termos  do leite, Mãos e Alma dos  queijeira(o)s e cardos,  mas sempre flores de cardo de qualidade inexcedível e processos de maturação. Já estamos a ultimar a embalagem com a equipa do Jorge Martins e o papel de cardo que envolverá os queijos e cujo primeiro exemplar já podemos descortinar nas fotos. Este é um projeto by Mariana Barracosa que o "Papá" está a ajudar a dar corpo com os melhores que conhece no Mundo para os propósitos que queremos. Podíamos não contar e mostrar nada disto, mas agora temos uma certeza inabalável que já nada nos pára, e por isso não temos receios de cópias, serão sempre cópias...este tipo de projetos estão ao alcance de muitos poucos porque junta a "nata" das mais diversas áreas. Eu tive foi a sorte destes confiarem e acreditarem em mim, em nós que a partir deste momento são parte do todo. Esta foi apenas a primeira etapa, talvez a mais difícil, mas acima de tudo a mais simbólica, num ano particularmente difícil em que nalguns casos foi preciso renascer das cinzas. Mas é exatamente nestas altura que se vêm os de fibra e os outros que só falam,..... A breve trecho daremos nota da segunda etapa.
Não vou agradecer um a um, farei no final quando formos todos para a fotografia de grupo, mas esta é uma equipa que envolve pastores, queijeiro(a)s, alunos, colegas da ESAV e do IPV, artistas plásticos, artesãos, ...Há alguns projetos que me envolvi nos quais poucos acreditaram, este talvez ninguém tenha acreditado mas todos fazem o possível e o impossível para que conseguíssemos chegar ao possível! Já sei que vêm os detratores do QSE, muitos deles dentro da própria fileira que dirão que isto não é QSE e ainda por cima DOP. Eu asseguro e confirmo que isto não é QSE de certeza,....é outra coisa! mas uma coisa podem ter a certeza, tem tudo o que melhor o QSE pode dar,os recursos genéticos, as matérias-primas, os ingredientes e a Alma das suas gentes, o resto não é "invenção" é pura criatividade, inovação, critério e muita seriedade e capacidade produtiva, técnica e científica!

































1 comentário:

  1. Amigo Paulo Barracosa, De salientar a objectividade e verdade dos seus escritos e simultaneamente a coragem de, mantendo-se fiel ao ADN de cada produto, poder recrear o mesmo. Neste particular o QSE que até acaba por ganhar a forma de uma "estrela"mas com a presença brutal de um verdadeiro QSE (ai se eu pudesse transformar a fotografia num verdadeiro queijo.... que bem que ele me ia saber... parabéns á valorosa equipe que tem também o mérito de trazer os muito mais novos para a produção deste produto de excelência que é o QSE. Enquanto não provamos o queijo fiquemo-nos pelo renovar votos de um Bom Novo Ano. Abraçasso

    ResponderEliminar