terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Conhecendo o Histórico podemos perspetivar o Futuro,...nos "Mayores" de 23 Anos

Estive uns dias a dedicar o meu tempo a observar e estudar o passado histórico do concurso dos maiores de 23 anos na ESAV, desde 2006 até hoje.
Estes dois gráficos mostram a mais elementar informação sobre a evolução histórica dos candidatos ao concurso dos maiores de 23 anos. No total foram 256 candidatos nos mais variados cursos, dos quais cerca de metade em Engenharia Agronómica (115); Enfermagem Veterinária (63); Engenharia Florestal/Ecologia e Paisagismo (35); Qualidade e Nutrição Alimentar / Eng. Alimentar (22) e Ciência e Tecnologia Animal / Eng. Zootécnica (18). 
 A partir desta base vamos apresentar exemplos de sucesso e testemunhos com nomes e faces nos mais variados cursos e outros, eventualmente, com menor sucesso para percebermos todos o que pode ter corrido menos bem em alguns casos, para evitarmos erros de futuro. Mas no cômputo geral este tem sido um processo que tem decorrido com êxito. 
Mas todos estes dados e esta informação, irá servir para colocarmos, este ano, uma meta de candidatos que será da minha única e exclusiva responsabilidade. Para que servirá? para conseguirmos mais candidatos para a ESAV, mas não a qualquer preço! Que todos estejam bem informados, ao que vêm e que possam tirar as dúvidas comigo, como responsável, mas também com alunos dos maiores de 23 anos que ainda estão na ESAV ou que já terminaram os seus cursos. 
Tenho aprendido imenso com estes alunos e espero que os novos candidatos também me ensinem muito, pois cada vez tenha mais a consciência que sei pouco, mesmo muito pouco....! Tenho o apoio de toda a equipa técnico-científica que faz parte deste júri e do secretariado da ESAV, para esclarecermos todas as dúvidas e motivarmos os candidatos. Mas este ano vamos também à procura dos candidatos, não vamos apenas aguardar que venham cá ter. Vamos estimular o seu interesse e esclarecer as suas dúvidas e dar o máximo de condições possíveis para que tenham êxito neste processo que é exigente mas que é possível. Tudo depende da vossa vontade, sejam os nossos "Mayores" que nós teremos imensa estima e orgulho em vós. Todos sabemos que há em Portugal um défice de licenciados, e em particular nas regiões do interior. Isto não quer dizer que não tenhamos colaboradores tecnicamente competentes nas mais diversas áreas. Mas se não pararmos de adquiri competências e estivermos estimulados a aprender, crescemos todos mais, cada um individualmente, a região em particular e o País como um todo.
Não vou já colocar em público a meta do número de candidatos que tenho na minha cabeça, mas falo-ei muito em breve, quando tiver um pouco mais de dados. Para já vamos procurar os candidatos, esclarecê-los e apoiá-los! Boa sorte para todos e votos que consigam almejar os vossos intentos pessoais e profissionais, nós estaremos por cá para vos ajudar a capacitar porque acreditamos em Vós...Um abraço com Estima!








Sem comentários:

Enviar um comentário